Histórico
Era uma ave carnívora com mais de 2 metros de altura, que vivia na região do Vale do Paraíba, no sudeste brasileiro. Após a descrição original (Anais da Academia Brasileira de Ciências, vol. 54: 697-712/1982 e vol. 65: 403-406/1993), o Paraphysornis ganhou grande notoriedade na comunidade científica.
Várias réplicas da ave gigante foram feitas e permutadas com diversos museus do mundo, gerando como resultado à aquisição de um rico acervo, que foi sendo acumulado na casa do pesquisador. Com o passar do tempo, o acervo inicial foi enriquecido com outros fósseis obtidos em expedições não só na Bacia de Taubaté, mas também em regiões diversas do Brasil e do exterior. Além de uma rica coleção de esqueletos que foi organizada para pesquisa comparada do material paleontológico, e alguns milhares de animais também foram taxidermizados (“empalhados”) e acrescidos à coleção.
Em 27 de novembro de 2000, com a ajuda de diversos amigos, pesquisadores e colaboradores, Alvarenga instituiu a FUNDAÇÃO DE APOIO À CIÊNCIA E NATUREZA (FUNAT), para a qual passou todo o seu acervo, acompanhado de um estatuto cuidadosamente elaborado, com a finalidade única da criação do MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DE TAUBATÉ DOUTOR HERCULANO ALVARENGA. A Prefeitura Municipal de Taubaté ofereceu sólido apoio e um prédio foi empreendido para dar início ao museu.
Desta forma, em 02 de julho de 2004 foi inaugurado o MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DE TAUBATÉ DOUTOR HERCULANO ALVARENGA em sede adequada, cercado de espaço para crescimento futuro. O Paraphysornis, que viveu nesta região há cerca de 23 milhões de anos, foi o grande motivador dessa epopeia e por isso ganhou o título de símbolo do MHNT.
A ideia da criação do MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DE TAUBATÉ DOUTOR HERCULANO ALVARENGA (MHNT) surgiu algumas décadas antes da sua inauguração. Nos anos de 1976 a 1978, o pesquisador taubateano Herculano Alvarenga descobriu, restaurou e estudou o esqueleto quase completo de uma gigantesca ave fóssil, que após estudá-la, batizou com o nome de Paraphysornis brasiliensis.
A primeira foto do Paraphysornis
início da restauração da ossada original (1977).
Réplica do esqueleto montado do
Paraphysornis brasiliensis
Reconstituição em vida do
Paraphysornis brasiliensis.
Mascote Fisó
Referência ao Paraphysornis brasiliensis
Mascote Tatá
Referência ao Taubatherium paulacoutoi